Arquipélago de San Blas: um paraíso no Panamá

Região reúne 365 ilhas em pleno mar do Caribe

18 fevereiro de 2020

Esqueça o Canal do Panamá ou os shoppings com preços convidativos; o Panamá possui praias paradisíacas e que merecem sua visita! A mais famosa dela, na verdade, é um conjunto de ilhas. O Arquipélago de San Blas é composto por 365 ilhas em pleno mar do Caribe, localizadas ao norte do país e que abrigam a tribo indígena Kuna Yala.

As ilhas ficaram famosas nos últimos meses por conta da série La Casa de Papel – Tóquio e Rio se escondem em uma delas, lembram? O sucesso vai aos poucos tornando o local mais conhecido entre turistas, mas ainda há muito o que explorar. Por conta disso, a infraestrutura das ilhas ainda é bem simples, o que nos motivou a escolher o passeio de apenas um dia, partindo e voltando para a Cidade do Panamá, onde estávamos hospedados. Aqui, explico como foi o passeio em detalhes e deixo o vlog que gravei por lá 🙂

Nossa família é formada por quatro pessoas, e fomos acompanhados de três colombianos que também estavam em nosso hotel. O motorista nos buscou às 5h da manhã e fizemos um trajeto de quase duas horas até parar para comer um brevíssimo café da manhã em uma lanchonete à beira da estrada. Depois, mais uma hora de estrada, dessa vez em uma serra com curvas sinuosas, subidas e descidas. Se você costuma enjoar, já fica o aviso: esse é o momento de tomar Vonau! rs

Depois de um percurso de aproximadamente três horas, chegamos em uma espécie de “porto”. Aqui, coloco entre aspas mesmo, porque carece de infraestrutura para acomodar as centenas de viajantes que passam por lá diariamente. Além disso, o local possui muito lixo espalhado e chegamos a ver o exato momento em que um funcionário pegava caixas de papelão repletas de resíduos e despejava em um canteiro lateral.

Além de funcionar como embarque, esse porto também era a uma “imigração” para o território dos Kuna Yala, então tivemos que apresentar nossos passaportes para entrar. Depois, nos acomodamos em um barco para 20 pessoas e partimos para conhecer as belezas de San Blas.

Foram 30 minutos de barco passeando entre ilhas com belezas naturais de arrepiar. Avistamos desde ilhas pequeníssimas, que comportam poucas pessoas, até ilhas grandes com pousadas. 

Nossa primeira parada foi em uma ilha menos movimentada, onde ficamos por mais de três horas. A beleza do local rende tantas fotos incríveis! Aproveitamos esse momento justamente para fotografar e, é claro, dar um mergulho nas águas cristalinas. Foi delicioso! 

Em seguida, já por volta de meio dia, partimos para o destino seguinte: uma grande ilha onde todos os turistas são levados para almoçar. Mas, no meio do caminho, uma parada estratégica: piscina naturais, um local em meio ao alto mar onde uma faixa de areia permite que a água fique rasa e seja possível andar. Os barcos param por ali, nós descemos e fizemos mais uma bateria de fotos. É inacreditável olhar para todos os lados e ver apenas água, ainda estar no mar, mas ser possível alcançar os pés. Eu amei!

Depois da breve parada, almoçamos na ilha e por ali ficamos até o momento de retornar para o continente, onde nosso carro nos aguardava para fazer o mesmo trajeto de três horas de volta ao hotel. 

Tentei ser o mais descritiva possível, justamente para transmitir o que senti e vivenciei em San Blas! Pagamos 150 dólares por pessoa e considero um preço normal para o tipo de passeio, mesmo considerando as melhorias que poderiam ser feitas em infraestrutura. No mais, é uma atração indispensável se você está com passagem comprada para o Panamá! 

autora da matéria Bárbara Pereira
compartilhe
comentários
comentários

Acompanhe no YouTube

Siga no Instagram @barbara_pereira

Foto meramente ilustrativa pra te perguntar: já acessou meu site novo? Gostou? Me manda sugestões de destinos e matérias que você quer ver por lá! O link dele tá na minha bio 💛✨
O Blog da Bárbara vai acabar. Ao longo dos últimos oito anos, ele foi o meu espaço para aprender sobre internet, produção de conteúdo, marketing digital, SEO, entre tantas outras coisas… E hoje consigo afirmar com todas as letras que ele fez total diferença pra eu me tornar a jornalista que sou hoje.
Hoje fomos conhecer o @carat.oficial, um espaço que abriu recentemente aqui em São Paulo e que reúne restaurante, rooftop e balada. O restaurante tem cardápio assinado pela chef @daysepaparoto_oficial, campeã do Masterchef Profissionais, e já adianto: tudo estava incrível! Da gastronomia ao atendimento, tivemos uma experiência ótima 💛
você e sua amiguinha quer subir na minha motinha? 🤪
O que eu queria fazer nas minhas férias: passear por Paris. O que realmente estou fazendo: lendo um livro que se passa em Paris 🙃
FAÇA UM PEDIDO ❤️🇮🇹 A Fontana di Trevi é uma fonte gigantesca construída há mais de três séculos. É um dos maiores símbolos da Itália, então atrai milhões de turistas anualmente para jogar moedas na fonte e fazer um pedido – tradição clássica, né? O mais legal é que essas moedas são constantemente recuperadas e doadas para instituições de caridade. A Fontana também apareceu diversas vezes em filmes, como no clássico ‘La Dolce Vita’.
matérias relacionadas