Comportamento

‘Man Repeller’: o livro biográfico e divertido de Leandra Medine

11 de agosto de 2020

Como uma boa adolescente dos anos 2010, eu cresci lendo blogs na internet. Aquele foi o momento em que, despretensiosamente, dezenas de mulheres começaram a ter seu espaço na internet para compartilhar tudo o que gostavam – moda, principalmente. Uma delas foi Leandra Medine, que morava no coração fashion do mundo: Nova York.

Leandra criou o blog Man Repeller em 2010 e foi um verdadeiro sucesso. A blogueira é conhecida por seus looks extravagantes, daí o nome escolhido para o blog: man repeller, em português, pode ser traduzido para “repelente de homens”. É assim que Leandra se define durante o livro Man Repeller: A divertida moda que espanta os homens, publicado em 2013.

Podemos classificar o livro como uma narrativa biográfica. Leandra compartilha vários momentos da sua vida, desde a infância até a faculdade, com muito humor. Sua escrita é fácil e gostosa de ler, perfeita para intercalar com leituras mais densas, ou então ler sem compromisso.

Cada capítulo possui o nome de uma peça de roupa. Leandra tem uma relação íntima com a moda e sempre associa cada passagem de sua vida com algum item fashion que tenha marcado esse período. De cara, me identifiquei com isso – sempre sei qual roupa estava usando em cada ocasião.

Por meio das “pílulas” da vida de Leandra, sempre escolhendo uma peça de roupa como “gancho”, vamos cada vez mais conhecendo quem é aquela mulher por trás dos looks diferentões. É como se você pudesse entrar na cabeça dela, ou então se sentasse para um café em que ela compartilhasse tudo como se fossem amigas de longa data.

Importante lembrar que Leandra não é uma super história de superação. Dezenas de blogueiras que fazem sucesso nos dias de hoje começaram do zero, com nenhum recurso financeiro ou oportunidade. No livro, percebemos que Leandra, por outro lado, sempre viveu uma vida de luxo: fazia viagens internacionais durante a infância, morava na caríssima cidade de Nova York e tinha acesso a itens de grife. Em nenhum momento a autora esconde isso, mas mostra, de maneira cômica, os perrengues que tinha apesar da “vida de elite”.

LEIA TAMBÉM: Look, por Thássia Naves

O fato de não ser um livro essencialmente sobre moda não deixa ele chato. Inclusive, se você não entende nada sobre o assunto, não será um empecilho. A narrativa é apenas uma amostra da mulher excêntrica que Leandra é e que, de fato, não se importa com a opinião alheia. Em alguns trechos, ela ilustra as situações com fotos dos momentos vividos ou das peças usadas, o que fica ainda mais interessante para visualizar as histórias compartilhadas.

Meu capítulo favorito foi, sem dúvidas, o último! Apesar de ser uma “repelente de homens“, Leandra se casa e mostra como a sua essência fashion continuou viva em todos os momentos, inclusive em seu casamento – é claro que ela fugiu do convencional! O vestido branco ganhou personalidade com uma jaqueta perfecto off white e tênis de plataforma com glitter. Eu achei sensacional!

Onde comprar?

O livro está com um mega desconto de 73% na Amazon: sai por apenas R$ 12,10! Clique aqui para comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.