Quero ter um blog

QUERO TER UM BLOG: plataforma, nome e domínio

| 3 de abril de 2016

ONDE CRIAR MEU BLOG? QUAL PLATAFORMA USAR?

Há várias plataformas gratuitas para criar seu blog na internet. As mais famosas são o blogspot e o wordpress. São poucas as diferenças entre eles, então minha dica é que você utilize o wordpress! Ele é mais completo e permite modificações mais profissionais.

QUAL NOME EU DEVO DAR AO MEU BLOG?

Não há regras na hora de escolher o nome do seu blog. Várias pessoas preferem criar frases ou usar palavras que se relacionem ao tema principal. Eu já optei por algo diferente e uso meu nome mesmo. Como minha ideia era que o blog abordasse todos os temas que eu quisesse, achei que algo mais pessoal ficasse melhor. Isso vai depender unicamente de você, mas vale levar em conta duas dicas:

1. Evite nomes longos ou com palavras difíceis. Vai ser mais difícil para as pessoas memorizarem e até entenderem (por exemplo, se for algo em outro idioma).

2. Antes de criar o nome do seu blog, procure em todos os sites e lugares da internet para ver se alguém já usa esse mesmo nome. Imagina que chato se você cria como XYZ e alguém já tinha um blog com esse mesmo nome?

QUANDO E ONDE COMPRAR UM DOMÍNIO?

Quando você cria um blog em uma plataforma gratuita, o fim do seu link ficará como wordpress.com ou blogspot.com.br. O nome acaba ficando muito comprido e difícil de memorizar, então uma ótima opção é comprar um domínio, que deixará o fim como .com ou .com.br. Minha dica é que você espere e pense muito antes de gastar dinheiro com isso. Eu esperei um ano pra comprar meu domínio, de forma que já tivesse certeza do nome e que continuaria com o blog. Se você optou por comprar, indico o site UolHost, que tem várias opções e planos diferentes. Eu nunca tive problemas com o site e o atendimento deles é excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.